Eventos Corporativos podem ser nomeados de
diferentes maneiras e modalidades como conferência, simpósio, seminário, entre
outros, e é por isso que ainda há uma certa confusão na hora de definir que
tipo de evento será o seu. Por isso é importante conhecer as diferenças para
que você nomeie corretamente seu evento e atraia o público certo.
Congresso
É um conjunto de várias sessões de trabalho
previamente definidas. Geralmente restrito a grupos associativos, categorias de
profissionais ou linhas acadêmicas. Os congressos têm por objetivo de
apresentar e debater assuntos de interesse específico de um segmento. Em um
único congresso, pode-se ter, simultaneamente ou sequencial, palestras,
conferências, mesas-redondas, debates e seminários. Um congresso também pode
ser acompanhado de feiras voltadas para o público presente.
Conferência
É a exposição feita por uma autoridade em um
determinado assunto para um grande número de pessoas. Conta com a presença de
um presidente de mesa para condução da apresentação, segue uma linha mais
formal que uma palestra. Na conferência, perguntas são feitas somente por
escrito e devidamente identificadas ao término da apresentação.
Convenção
Reunião de profissionais de uma mesma empresa ou
profissionais equivalentes de empresas diferentes. Convenções podem ser de
diversos tipos: vendas, lançamento de produto, congraçamento e comemorações.
Debate Discussão entre dois oradores, comprometidos a defender um ponto de
vista em torno de determinado assunto, o público interage somente com aplausos
ou protestos não-formais.
Fórum
É uma reunião baseada na busca da participação
intensa da plateia, preferencialmente formada por um grande número de pessoas.
Um coordenador dá o tema de interesse geral e busca a opinião da plateia.
Ocorre um debate livre até que conclusões possam ser obtidas.
Mesa redonda
Reunião com um tempo específico para o
questionamento pelos especialistas convidados das teses apresentadas pelos
colegas. Há ampla discussão antes mesmo da participação da audiência.
Painel
Reunião questionadora, que se resume para um grande
grupo o teor de apresentações feitas por um grupo menor, ficando este disposto
de preferência em mesa de semicírculo com o presidente ao centro. Há ampla
discussão e, geralmente, discussões polêmicas.
Palestra
É o método de discussão mais comum. Apresenta-se
questões sobre um assunto e na sequência inicia-se perguntas e debates com a
plateia buscando conclusões. Pode ter como complemento demonstrações ou
exercícios de laboratório.
Simpósio
É uma reunião de especialistas de renome, sob a
direção de um moderador, para apresentação de tema científico à um público
específico. Os especialistas desenvolvem partes de um mesmo tema, e
posteriormente entre si desenvolvem uma fase de debate. O coordenador do
simpósio apresenta os especialistas e introduz os tópicos de cada assunto. O
público participa somente no final, com perguntas escritas e identificadas, de
caráter complementar, sem teor de polêmica.
Seminário
É uma sequência de atividades para desenvolver
capacidades, conhecimento e aprendizagem por meio de instrutores
especializados. O objetivo é somar informações e experiências, sem a
necessidade de chegar a conclusões ou resultados. Um seminário pode durar um
dia ou até várias semanas.
Brainstorming
Realiza-se através da estimulação livre da mente
dos participantes para estimular a ideias com vista à solução de problemas.
Grupos de pessoas são orientadas a emitir ideias sobre uma questão, que vão
sendo trocadas e aperfeiçoadas sem juízo prévio de valor.
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Portal Seu Evento Corporativo