facebook google-plus instagram twitter icon-send arrow-left arrow-right arrow-right2 triangle-down hamburguer close icon-expand icon-shrink address arrow-left arrow-right whatsapp
Dicas: Social

Festa de 15 anos: por onde começar?

Antes de começar a primeira coisa que você TEM QUE saber é quanto você irá poder gastar ou “investir” nesta festa de 15 anos. 


Definindo qual o valor para orçamento para festa de 15 anos



Screen Shot 2017 04 28 At 03.47.19

Foto: Buffet Colonial 



Antes de começar a primeira coisa que você TEM QUE saber é quanto você irá poder gastar ou “investir” nesta festa de 15 anos. 


Converse com seus pais e defina o budget (valor total) que estará disponível para a festa, assim você começa a sonhar e planejar dentro do seu nível de orçamento. 



Escolhendo a data ideal



Screen Shot 2017 04 28 At 03.48.11

Foto: Mosaico Eventos 



Uma das primeiras coisas é saber que data você quer que a sua festa de 15 anos aconteça. 


Vai ser de final de semana ou dia de semana? 


Todos os convidados terão facilidade com esta data? 


A data coincide com algum feriado ou véspera de feriado? 


Quanto tempo ainda teremos para produzir todos os itens de decoração?



Preparando uma Lista de Convidados



Screen Shot 2017 04 28 At 04.03.00

Foto: Sitio Bodoco



Agora você tem uma missão muito importante, algumas vezes, também muito complicada. É a hora de preparar a sua lista de convidados. 


Ter uma lista de quem irá convidar é essencial, pois é com ela que você irá definir todos os valores da sua festa de 15 anos, como por exemplo buffet, salão de festas, convites e lembrancinhas. 


Também é importante para saber o tamanho do espaço que será necessário para comportar todos os convidados com conforto e segurança. 


Se o número de convidados for pequeno e o salão for muito grande, vai passar a sensação de que ninguém foi na sua festa, de que a festa está muito vazia, não é legal! 


Já o contrário também não, pois seus convidados irão ficar apertados para circular no espaço e muitos podem até ficar de pé, o que não será nada agradável. 



Sonhando com o estilo da festa



Screen Shot 2017 04 28 At 04.03.12

Foto: Capricho



Que tal começar a estudar qual vai ser o estilo da sua festa de 15 anos? Como é a sua personalidade?  Que tipo de festa combina mais com o seu jeito de ser? 

Tudo isso é muito importante, pois definirá o estilo de decoração a ser utilizado em todo o salão e em toda a personalização da festa. 


Qual o seu estilo? Princesa, Rock’n Roll, Rústico, Moderno, Balada ou Tradicional? 


Estes são apenas alguns exemplos de estilos, mas você pode ter muitos outros. 


Esta escolha também ajudará a definir se você terá dança, coreografia, tradições como a troca do sapato e a troca da boneca, etc.



Pesquisando referências



Screen Shot 2017 04 28 At 04.03.29

Foto: Clube do Design 



Agora é hora de pesquisar tudo o que você gosta para a sua festa de 15 anos, pode começar separando uma pasta no seu computador para guardar todas estas referências! Fotos de outras festas de 15 anos, referentes à decoração, convites, vestidos e tudo o que interessa colocar na sua festa. 


Criando uma malha de referências você vai começar a criar o seu próprio estilo de festa. 




A importância de uma assessoria para festas 



Conversar com profissionais pode ser um passo muito importante para a organização da sua festa de 15 anos. 


Atualmente, já existem serviços especializados de assessoria ou cerimonialistas para debutantes, assim como existem para casamentos. 


Caso o seu orçamento permita contratar uma assessoria, não pense duas vezes! 


Além de poupar o seu tempo, também vai ajudar a economizar em muitos itens. 


Geralmente estes profissionais possuem muitos contatos e conseguem muitos descontos para o seus clientes. 




Definindo se a festa terá os 15 casais 



Você pode ou não ter damas ou os 15 casais na sua festa de 15 anos! Isso vai depender muito do seu estilo. 


Você pode ter somente damas, contratar cadetes (cavalheiros) ou chamar os amigos para serem os 15 casais que irão dançar com você na festa. 


É importante definir esta questão pois, você terá que avisar a todos sobre qual roupa irão usar, e o local e valor do aluguel.


Além disso, você terá de escolher um vestido legal para as meninas, que esteja de acordo com o seu vestido e ajude a destacá-lo dos demais. 


O mesmo para a roupa dos meninos, que pode ter algum detalhe combinando, ou com o seu vestido ou com o vestido das damas. 




Escolhendo os profissionais da sua festa



Screen Shot 2017 04 28 At 04.03.42

Foto: Emack Produções 



Fotógrafo, decorador, mestre de cerimônias ou celebrante, lembrancinhas, cadetes, convites, dj, som e iluminação, fornecedor de flores, bartenders, etc. 


Para a sua festa ser perfeita você terá que encontrar os melhores profissionais, porém de acordo com o seu orçamento. 


Neste caso também é preciso ter atenção com contratos, tudo deverá ser definido anteriormente nestes contratos, para que você possa reclamar depois, caso tenha algum problema. Mas esperamos que você não tenha! 


Indicação sempre em primeiro lugar! Pergunte quais os profissionais que suas amigas contratarão para as suas festas e a se o serviço foi bem executado. 


Se a resposta for positiva e o profissional estiver dentro do seu orçamento, pode contratar! 




Cabelo, maquiagem e sapato



Screen Shot 2017 04 28 At 04.03.52


Foto: Franciny 



Pesquise o estilo de penteado e maquiagem que você quer usar no dia da sua festa. 


Se for possível, faça uma prova antes do dia da festa, para ter a certeza de que é mesmo deste jeito que irá querer. Muitas vezes, isso é feito em casamentos, mas também pode ser feito para debutantes. 


O sapato deve ser escolhido até a primeira prova do seu vestido, pois desta forma, os ajustes serão feitos de acordo com o tamanho do seu salto. 


Então, não esqueça deste detalhe na sua primeira prova do vestido! E você deve levar o sapato em todas as provas, para que fique tudo bem certinho! 




Escolhendo um convite para surpreender



Screen Shot 2017 04 28 At 04.03.59


Foto: Dolce Vitta Convites 



Lembre-se sempre de que o convite diz qual será o nível da festa! Tanto em casamentos quanto em festas de 15 anos. Por isso, se o seu convite for simples as pessoas irão pensar que será uma festa simples e talvez até pequena. 


Já se o convite for super luxuoso irá passar esta mesma impressão quando o convidado o receber. O convite poderá ser temático, caso a sua festa tenha um tema! 


Ou pode ser tradicional, como os convites de foto. O ideal é que o convite tenha um pouco do seu estilo. 


É legal quando as pessoas recebem o convite e falam: “Nossa esse convite é a cara dela!”. Por isso, vale a penas gastar um tempo escolhendo um modelo de convite bem bonito para a sua festa! 




Organize um roteiro para a sua festa de 15 anos



Screen Shot 2017 04 28 At 04.04.12

Foto: Morgana Santana 



É legal definir um roteiro, uma lista com o horário e ordem de tudo que irá acontecer e como irá acontecer na sua festa. 


Se você contratar uma assessoria ou cerimonialista, provavelmente eles irão te ajudar a fazer este roteiro. 



Atrações para animar os convidados



Screen Shot 2017 04 28 At 04.04.20

Foto: Clicr RBS 



Se você quer coisas diferentes na sua festa para ajudar a animar os convidados, existem várias opções! 


Você pode contratar um caricaturista, comprar tintas neon para a sua balada, alugar fantasias para a balada, preparar um camarim divertido, contratar um a cabine de fotos, entre muitas outras ideias! 


Agora é só aproveitar o seu momento! 


Se você se preocupou e cuidou de todos os detalhes citados acima, muito provavelmente, tem tudo para dar certo e ser um grande sucesso! 



*Conteúdo blog Debuteen

Outras dicas
Contato
Estr. Joel de Paula, 137 - Eugênio de Melo, São José dos Campos - SP
Fale Conosco